História
Mineração Jundu Ltda., empresa de capital privado, atua no segmento de mineração de minerais não metálicos, produzindo e comercializando areia quartzosa industrial, AREIAS RESINADAS, sílica moída, calcário calcítico, dolomita. Seus produtos atendem os mercados de fundição, vidro, cerâmico, abrasivos, filtros, campos esportivos, produtos químicos, operações de fraturamento em poços de petróleo, entre outros. Fundada em fevereiro de 1959, iniciou suas atividades extraindo e beneficiando areias quartzosas no litoral sul do Estado de São Paulo, nas proximidades da zona de praia, ambiente este onde é abundante um sistema de vegetação típico de dunas e praias denominado "jundu".
Em 1995 a Jundu associou-se ao Grupo Saint-Gobain e no final de 1999 incorporou as unidades de Santa Susana Mineração, uma empresa criada em 1976 a partir de um departamento de matérias primas da Cia. Vidraria Santa Marina.
Em 2002 o Grupo Saint-Gobain estabeleceu uma joint venture com a UNIMIN, empresa norte-americana controlada pelo grupo belga SCR-SIBELCO, que atua no mercado de areia industrial há mais de 140 anos, sendo líder mundial neste segmento. Essa fusão resultou nesta que é hoje a maior empresa fornecedora de minerais não metálicos para indústrias do vidro e fundição no país.
É constituída pelas seguintes plantas produtivas:
- — Analândia - SP: areias quartzosas, sílicas moídas;
- — Balneário Barra do Sul - SC: areias quartzosas;
- — Bom Sucesso de Itararé - SP: extração e beneficiamento de dolomita;
- — Descalvado - SP: areias quartzosas e areias cobertas para shell molding e fraturamento de poços de petróleo;
- — São João del Rei - MG: moagem de calcário calcítico;
- — Viamão - RS: areias quartzosas;